3 de maio de 2024
Imagem: Divulgação Febraban
Sistema 5G será destaque nas discussões da Febraban Tech 2024, em junho

Sistema 5G será destaque nas discussões da Febraban Tech 2024, em junho

O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga que sucede as redes de conectividade 4G. As empresas de telefonia celular têm ativado gradualmente o 5G no país desde julho de 2022.

Em preparação para a "Febraban Tech 2024", que acontecerá no próximo mês de junho, em São Paulo, a Federação Brasileira dos Bancos divulgou nesta sexta-feira, dia 3, dados sobre as telecomunicações no Brasil.

Segundo a entidade, a quinta geração de redes móveis (Sistema 5G) avançou muito no Brasil em 2023. Nada menos do que 20,5 milhões de pessoas - três vezes mais do que o número registrado pela Anatel em dezembro de 2022 - já usam a tecnologia 5G.

O país terminou o ano de 2023 com 282 cidades com rede ativa e 3.079 municípios com a faixa 3,5 GHz liberada para adoção da tecnologia. O avanço foi acima do esperado, mas menor do que a demanda do próprio mercado, ávido por usufruir dos benefícios do 5G em todas as frentes.
A liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não significa que serão instaladas antenas de imediato nessas 3.678 localidades (dados atualizados até março), o que dependerá do planejamento individual de cada prestadora que poderá solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.

Conforme dados coletados pela Febraban, o Ministério da Economia estima que a demanda por soluções 5G para as diversas áreas tem potencial de gerar R$ 101 bilhões até 2032 para empresas e startups nacionais ou em operação no país. O benefício do potencial desta implantação, reforça o Ministério, pode chegar a R$ 590 bilhões. A projeção leva em consideração aumento da produtividade e reduções de custos da chamada indústria 5.0.

A Febraban Tech 2024, considerado o maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, terá foco em sua versão deste ano na discussão do que a entidade chama de o "Banco das Coisas", que traz não só o Sistema 5G como também IoT embutida no BoT, Inteligência Artificial, blockchain, análise de Big Data, biometria e geolocalização, entre outras coisas.

(com informações da Febraban e da Agência Brasil)